Churrasco Beneficente



No dia 30 de setembro de 2012, a LABESB promoveu um churrasco beneficente, onde as arrecadações foram doadas ao CEIFAR (Centro de Integração da Família). O CEIFAR, é um projeto comunitário, sem fins lucrativos, localizado em Salvador-Ba,  no bairro de Tancredo Neves. Sua finalidade é melhorar a comunidade através da educação, aconselhamento, atividades e serviços de saúde.

 O churrasco foi um sucesso,música ao vivo, coral do CEIFAR e muita gente bonita, todos unidos em prol da solidariedade.  Foi muito trabalho, mas que no final foi super compensatório.  
Confira algumas fotos do que foi esse Churrasco do bem.

















Para visualizar mais fotos acessem: https://www.facebook.com/ligaacademica.saudebucal


25 de outubro- Dia do Dentista!




A Labesb deseja a todos os dentistas um Feliz Dia do Dentista!!!
 
A dor de dente nos faz sua visita imprevisível e desagradável.
O Consultório Odontológico nos oferece alívio certeiro,
S em demora, somos atendidos por esse profissional formidável...

C anais curvos e atresiados,
I nclusive infectados,
R aspagens periodontais,
U rgem intervenção,
R ápida, segura e eficaz,
G arantida pelo competente Cirurgião-Dentista Brasileiro.
I ncrustações estéticas e coroas totais,
O cluem harmoniosamente com nossos dentes naturais...
E implantes de titânio, essa grande inovação,
S ão colocados com relativa facilidade,

D e forma segura, devolvendo-nos a estética e a função.
E os sorrisos retomam a sua espontaneidade,
N aqueles casos que eram de difícil solução...
T ártaros, placas bacterianas, cáries, maloclusões, anestesias,
I nflamações do siso, parageusias, xerostomias e radiografias,
S ão casos superados pelo versátil Dentista Brasileiro,
T amanha é a sua competência,
A queles que o visitam com freqüência, de modo ordeiro.
S uas intervenções céleres, buriladas em anos de experiência,

B astam para devolver nossa Saúde Oral,
R espaldadas pela aplicação da Arte e da Ciência.
A os Vinte e Cinco de Outubro,
S alve o Cirurgião-Dentista Brasileiro !
I mportante profissional de nossa sociedade,
L eva saúde ao corpo inteiro,
E nos ajuda a chegar bem, na Melhor Idade.
I mplantando sorrisos de satisfação,
R etificando arcadas, colocando-as em sua correta posição.
O nosso reconhecimento a esse Profissional de Verdade.
S abedor das dificuldades e dos prazeres, dessa Nobre Profissão

Retirado de: 
http://www.belasmensagens.com.br/

Cuidar da boca na gestação evita cárie no bebê

Assim que o exame dá positivo, as futuras mamães correm para começar o pré-natal para garantir que o bebê chegue com a saúde 100%. Mas para que isso aconteça, é essencial incluir na agenda a visita ao dentista. As consultas odontológicas durante a gravidez são importantes, tanto para diminuir a transmissibilidade da cárie e os riscos decorrentes de doenças gengivais para a saúde do feto, como para orientar a gestante em relação à saúde oral da família. 

 
A dentista Rosana de Fátima Possobon, professora da área de Psicologia Aplicada da faculdade de odontologia da Unicamp, sugere que o ideal é que a gestante seja atendida ao menos uma vez por trimestre. Além da orientação sobre dieta e do treinamento de práticas de escovação e uso do fio dental, alguns métodos preventivos podem ser utilizados com as gestantes.
 
Normalmente, o mais indicado é que os tratamentos sejam feitos no segundo trimestre da gestação, por ser uma fase mais confortável para a mulher. É nessa época que a dentição do bebê começa a ser formada – os dentes de leite por volta do 4º mês de gestação e os permanentes no 4º mês de vida. 
 
No primeiro trimestre, quando o feto ainda está em formação, alguns medicamentos devem ser evitados. “Neste período também é comum à mulher sentir-se fisicamente indisposta, com episódios de náusea e vertigens que podem dificultar o trabalho do dentista”, diz Rosana. 
 
Da mesma forma, nos últimos três meses, geralmente é desconfortável para a gestante ficar na cadeira do dentista, devido ao volume do abdômen que pode comprimir as veias cavas, dificultando a respiração nesta posição. “Entretanto, diante de quadros de dor ou infecção, o dentista deve intervir de pronto, sem considerar a idade gestacional”, alerta a dentista. Procedimentos preventivos, pelo seu caráter pouco invasivo e de curta duração, também podem e devem ser realizados durante todo o período gestacional.
 
Perigos
As mudanças fisiológicas presentes nesta fase não se limitam aos órgãos reprodutores, afetam o organismo feminino como um todo. Há, por exemplo, a tendência ao agravamento da doença gengival e o aumento dos índices de cárie. Isso ocorre por diversos fatores, como deficiências nutricionais, alterações nos níveis hormonais, alterações das espécies microbianas orais. 
 
Existem fortes evidências de que mães com doença periodontal têm mais chance de ter filhos prematuros – abaixo de 37 semanas de gestação – e com baixo peso – inferior a 2500g – e ainda desenvolver quadros de pré-eclâmpsia que é a elevação da pressão arterial. “Pesquisadores acreditam que os estímulos inflamatórios podem induzir uma hiperirritabilidade da musculatura uterina, provocando contração do útero e dilatação, que atua como gatilho para o parto prematuro”, afirma Rosana.
 
Também há a possibilidade da contaminação de cárie na criança, após seu nascimento, por bactérias presentes na cavidade bucal da mãe. Este é outro motivo para cuidar da prevenção e reduzir os níveis de microrganismos orais na mãe. Segundo Rosana, a transmissão de microorganismos é especialmente prejudicial quando ocorre no período de erupção da dentição decídua, chamado de janela de infectividade. “Alguns autores enfatizam que os cuidados com a cavidade oral da mãe nesta época podem diminuir a contaminação da boca da criança e, consequentemente, sua futura experiência com a cárie”.
 
Sinal verde
A professora Rosana Possobon responde o que pode durante a gravidez.
 
Tratamento dentário
PODE. Procedimentos curativos e restauradores podem ser conduzidos nesta fase de forma segura, desde que sejam observados os cuidados relativos ao uso de anestésicos adequados, à tomada radiográfica com proteção e, de preferência, no segundo trimestre de gestação.
 
Anestesia
PODE. Alguns anestésicos podem ser prejudiciais ao bebê, mas há outros seguros, rotineiramente utilizados pelos cirurgiões-dentistas.  
 
Raio-x
PODE. Desde que seja feito com proteção de avental de chumbo e o adequado controle do tempo de exposição à radiação, cuja técnica é conhecida dos profissionais de saúde bucal.
 
Flúor
PODE. A aplicação tópica de flúor, quando necessária, pode ser feita pela gestante sem nenhum problema. Entretanto, não se deve fazer suplementação de flúor, por meio de medicação contendo fluoretos.


Labesb promove churrasco beneficente

É isso ai pessoal, a Labesb está promovendo um churrasco beneficente no dia 30 de setembro. Todo o valor arrecado será doado para o CEIFAR- Centro de Integração Familiar.
Corra logo e garanta já o seu ingresso*!
* Ingresso Limitados
Para maiores informações: labesb@hotmail.com

Labesb participa de ação em Igreja Batista

No dia 01 de setembro de 2012, a LABESB realizou em parceria com o SESC Odontologia ações de saúde bucal, numa feira social idealizada pela Igreja Batista Caminho das Árvores. A liga acadêmica ficou responsável pela instrução de higiene oral em crianças na faixa etária de 3 até 12 anos de idade. O objetivo da ação foi conduzir as crianças até o escovódromo montado no local, e através da escovação supervisionada mostrar a importância da higienização para a manutenção da saúde bucal, além de dar subsídios aos responsáveis para acompanhar e orientar as crianças neste processo diário. Além da orientação, a liga distribuiu 150 Kits em parceria com a Colgate.

















Problemas de saúde bucal podem afetar a fertilidade feminina


Um estudo da Austrália sugere que problemas de saúde bucal podem afetar a fertilidade feminina.
A pesquisa da Universidade do Oeste da Austrália sugere que uma higiene bucal precária é tão ruim para a fertilidade de uma mulher quanto a obesidade, fazendo com que elas demorem em média dois meses a mais para engravidar.
Os cientistas apresentaram a pesquisa em uma conferência sobre fertilidade na Suécia. Segundo os pesquisadores, mulheres com gengivas doentes precisaram de sete meses para conceber, comparados com o prazo considerado normal, de cinco meses.
De acordo com os pesquisadores, a causa pode estar ligada à doença periodontal, caracterizada por inflamação na gengiva. Se esta não for tratada, poderá desencadear uma série de reações capaz de prejudicar o funcionamento normal do corpo.
A doença periodontal já foi ligada à doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e aborto, além de baixa qualidade do esperma em homens.
"Até agora não existiam estudos publicados que investigavam se a doença nas gengivas pode afetar as chances de uma mulher conceber, então este é o primeiro relatório que sugere que a doença na gengiva pode ser um dos vários fatores que podem ser modificados para mulher melhorar as chances de uma gravidez", afirmou Roger Hart, professor líder da pesquisa.
Inflamação
O estudo da Universidade do Oeste da Austrália contou com a participação de mais de 3,5 mil mulheres.
Aquelas com problemas de gengiva apresentaram níveis elevados de marcadores para inflamação no sangue.
De acordo com o líder da pesquisa, Roger Hart, mulheres que estão tentando ter um filho agora precisam passar antes no dentista além de parar de fumar, beber, manter um peso saudável e tomar suplementos de ácido fólico.
"É bom senso aconselhar a mulher a ter certeza de que está saudável se ela quer tentar ter um filho", disse o especialista em fertilidade britânico Allan Pacey.


11º JOBA


A Jornada Odontológica da Bahiana (JOBA), em sua 11ª edição, que aconteceu 
nos dias 17 e 18 de maio, na Unidade Acadêmica Cabula, inova e amplia sua 
dimensão passando a contar com um pesquisador estrangeiro como palestrante. 
Outras novidades atraíram profissionais e estudantes de odontologia da Bahiana e 
de outras universidades, a exemplo do blog e da realização do Pré-Joba, no dia 
26 de abril, quando foi discutido o tema Anatomia e Farmacologia Aplicadas 
em Procedimentos Anestésicos Intraorais.
“Nesta 11ª JOBA de mais de uma década de experiência, o que temos é o 
fortalecimento da produção científica apresentada, o que incentiva, tanto 
nossos alunos, como os professores que os orientam. É a qualidade dessa 
produção que é hoje aqui reconhecida. Nossos docentes estão sempre presentes 
em eventos científicos nacionais e internacionais e, agora, a Bahiana tem seu 
próprio evento científico internacional”, comenta o professor Dr. Urbino Tunes, 
coordenador do curso de Odontologia.
Outro aspecto destacado pelo coordenador é a possibilidade de amadurecimento 
no processo de pesquisa. “Isso tudo gera, no aluno, essa grande vontade de 
participar da JOBA, inclusive apresentando trabalhos de conclusão de curso (TCC) 
como uma oportunidade de treinamento didático. Isso tudo amadurece nosso alunado”.
A abertura contou com a participação do Coral da Bahiana e com a execução dos hinos 
nacionais do Brasil e do Peru, país do pesquisador Leopoldo Meneses Rivadeneira, 
convidado especial, professor da Universidad Peruana Cayetano Hereida e 
cirurgião especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Ele ministrou o curso 
Trauma Alveolar, na tarde da quinta-feira, 17 de maio.
 
JOBA Comunidade

Além da programação científica, foi realizada mais uma vez a JOBA Comunidade, 
braço de responsabilidade social da jornada que, este ano, recebeu turmas da 
1ª à 5ª série do ensino fundamental do Colégio Roberto Santos. 

As atividades foram desenvolvidas e coordenadas pela Liga Acadêmica Baiana 
de Educação em Saúde Bucal, Labesb. “A Labesb surgiu por iniciativa do 
professor Antônio Pita para estudantes interessados em lidar com o ensino da 
saúde bucal. Educação no sentido da prevenção”, explica a estudante do 9º 
semestre de Odontologia e integrante da Liga, Maísa Mendes. 

A programação especial para acolher as crianças contou com a exibição de um 
filme didático, realização de brincadeiras e atividades didáticas como escovação 
e uso correto do fio dental.

JOBA em números

Este ano, a JOBA recebeu 508 participantes da Bahiana e de outros cursos de Salvador. 
Foram apresentados 169 trabalhos científicos nas categorias Fórum Científico – Trabalho 
Concluído, Fórum Científico – Projeto, Fórum Clínico, Tema Livre, Painel e Mesa 
Demonstrativa. Também foram realizados quatro cursos, oito conferências, quatro 
Hands-On e uma mesa-redonda.










Retirado de: http://www.bahiana.edu.br/BahianaWebSite/hp/galeria_int.aspx?id=5506

JOBA COMUNIDADE

Mais um ano de Jornada Odontológica da Bahiana e dentro da programação das atividades foi realizada a "JOBA Comunidade"!

Seguem algumas fotos.






A Liga Acadêmica Baiana de Educação em Saúde Bucal convida você a participar do minicurso intitulado:


MONITORAMENTO E MANUTENÇÃO PERIIMPLANTAR 

                                                     
Prof.: Dr. Maurício Barreto
Dia: 03/05, às 18h
Local: EBMSP Cabula, sala 103, Pav. II
Inscrição: 1Kg de alimento não perecível



Contatos para inscrições:
Mateus Aguiar (71) 9981-6545
Ramon Pimenta (71) 9184-1687

PARALISAÇÃO GERAL DIA 25


Profissionais da saúde paralisam atendimento no dia 25 de abril

O CROBA, SOEBA e ABO-BA conclamam todos os profissionais da área Odontológica para participarem do protesto, promovido pela categoria médica no dia 25 de abril, contra os abusos dos planos de saúde. As três entidades solicitam que o movimento de paralisação se estenda à classe odontológica, tendo em vista que os problemas com as empresas operadoras de planos de saúde são comuns às duas categorias.
Neste dia, médicos de todo o Brasil estarão mobilizados contra os abusos das operadoras, suspendendo consultas e procedimentos de todos os planos. Apenas urgências e emergências serão atendidas. O CROBA, SOEBA e ABO-BA solicitam que os cirurgiões-dentistas entrem, mais uma vez, nesta luta e suspendam os atendimentos aos planos no dia 25. O movimento é uma advertência contra os abusos e desrespeito dessas empresas contra os profissionais da saúde e pacientes.
Será realizada uma concentração no dia 25, na Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus, com debate às 13h30. O evento da Bahia conta com a presença do MPF, MPE, Procon, ANS, usuários e entidades médicas e odontológicas. O encontro discutirá a Saúde Suplementar: realidade e vícios.

RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO - LABESB


CLASSIFICADOS (por ordem de colocação) *   
1.    Ana Renata Reis Ribeiro Seixas
2.    Ravena Conceição de Carvalho
3.    Juliana Bastos
4.    Fellipe Moraes Pereira Figueiredo
5.    Naiana Fortes Pereira
6.    Larissa Rocha Presídio
7.    Renato Magalhães Costa
8.    Luana Fernandes Reis de Oliveira
9.    Jordana Rodrigues de Queiroz Brito
10. Diego Maia de Oliveira Barbosa

SUPLENTES (por ordem de colocação) **
1.    Lorena Castro Mariano
2.    Bruno Osório da Silva
3.    Carlos Miguel de Vasconcelos Leite
4.    Daniela Azevedo Rocha Chaoui Silva
5.    Hugo Martins Rocha

*Os classificados devem comparecer a reunião dia 19 de abril às 18 horas na sala 102 do Pavilhão III, Campus da EBMSP do Cabula.
**Caso haja algum fator que impeça que algum integrante continue na LABESB o primeiro suplente será convocado e assim sucessivamente.

Processo Seletivo

O processo seletivo da LABESB se aproxima, por isso segue algumas informações sobre a seleção:


A seleção será realizada em duas etapas:
                
-> 1ª etapa - 10/04/2012 às 18h (terça-feira) = Prova teórica (10 questões objetivas + 1 questão subjetiva)
   
          *O conteúdo cobrado na prova será:
                - Cárie dental
                - Restaurações: Amálgama, resina, ionômero e selante
                - Flúor
                - Controle de placa
                 
->  2ª etapa - 12/04/2012 às 18h (quinta-feira= Entrevista

          *Apenas os que atingirem o valor mínimo de 7 pontos na prova teórica participarão desta etapa.

 

INÍCIO DAS ATIVIDADES

As atividades da LABESB já iniciaram nesse ano de 2012 e em breve divulgaremos informações sobre o nosso processo seletivo que ocorrerá no mês de abril, para iniciar nossas postagens no blog, seguem algumas fotos da última atividade realizada em dezembro de 2011, que ocorreu no município de Conde-BA, onde foram promovidas ações de promoção de saúde em aproximadamente 400 crianças e atendimento para cerca de 100 crianças em 5 dias de atividades.